Talent Development

O Talent Development constitui uma das áreas preferenciais de atuação da Humanpersi!

Nos últimos 20 anos, adquirimos experiência que nos permite desenhar e implementar modelos de avaliação de potencial e desenvolvimento de talento com os quais temos contribuído, ao longo deste período, para o desenvolvimento das pessoas dos nossos clientes, em particular no que diz respeito aos seus soft skills, com destaque para as competências de gestão.

Esta intervenção materializa-se em 3 grandes soluções:

Desenho de Modelos de Competências (soft skills)

Consiste num trabalho preparatório das nossas intervenções de avaliação de potencial e desenvolvimento de talento.

  • Identificamos competências-chave para o alcance dos objetivos e concretização da estratégia dos nosso clientes, bem como para o reforço da cultura organizacional desejada.
  • Operacionalizamos através de comportamentos as competências, de forma a poderem ser observadas.
  • Criamos performance scorecards, estabelecendo ligações entre competências hard e soft e os Key Performance Indicators que permitem monitorizar a evolução da produtividade e desempenho dos recursos humanos dos nossos clientes.

Management Appraisal (MA)

Consiste numa metodologia de avaliação e desenvolvimento de competências de gestão para profissionais em posições de middle management ou top management.

O MA funciona como uma ferramenta de apoio à decisão sobre promoções ou escolhas para novos e mais ambiciosos desafios profissionais.

  • O MA é desenhado de forma específica para cada organização e cada modelo de competências em particular, podendo esse modelo de competências ser desenhado pela Humanpersi ou consistir num modelo do próprio cliente (situação mais frequente em clientes multinacionais, que utilizam os seus modelos corporativos).
  • A avaliação das competências de gestao, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente, é efetuada recorrendo a um mix de metodologias: entrevista de incidentes críticos, survey 360 graus sobre dimensões comportamentais mais relevantes para cada caso em particular; simulador interativo que permite avaliar diretamente os comportamentos que constituem o modelo de competências e testes complementares que incidem sobre fatores motivacionais na carreira.
  • Uma vez realizada a avaliação, é elaborado um relatório individual de análise e desenvolvimento das competências observadas, e são levadas a cabo duas sessões de feedback: uma dirigida à chefia do participante avaliado e outra com o próprio participante, que recebe o seu relatório de feedback. Ambas as sessões de feedback são habitualmente acompanhadas pelo responsável de recursos humanos ou da organização.

Development Centre (DC)

Consiste numa metodologia de avaliação e desenvolvimento de soft skills de colaboradores habitualmente sem funções de liderança, com o propósito de aferir o seu potencial para evoluir no sentido da liderança / gestão ou noutra direção mais ajustada ao seu perfil: gestão de projetos, funções comerciais, funções de expertise, funções ligadas à inovação ou desenvolvimento de produtos, etc..

O DC funciona como um radar de potencial da organização.

Cada DC é um evento memorável, uma experiência inesquecível para os participantes, que sentem que são valorizados pela organização.

  • O DC é desenhado de forma específica para cada organização e cada modelo de competências em particular, podendo esse modelo de competências ser desenhado pela Humanpersi ou consistir num modelo do próprio cliente (situação mais frequente em clientes multinacionais, que utilizam os seus modelos corporativos).
  • A avaliação das competências é habitualmente realizada em grupo, recorrendo-se a um mix de metodologias: entrevista; simulador interativo individual e de grupo que permite avaliar diretamente os comportamentos que constituem e testes complementares que incidem sobre fatores motivacionais na carreira.
  • Uma vez realizada a avaliação, é elaborado um relatório individual de avaliação e desenvolvimento das competências observadas, e são levadas a cabo duas sessões de feedback: uma dirigida à chefia do participante avaliado e outra com o próprio participante, que recebe o seu relatório de feedback. Ambas as sessões de feedback são habitualmente acompanhadas pelo responsável de recursos humanos da organização.