Banner

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Diagnóstico de Cultura

O Diagnóstico de Cultura Organizacional é realizado com recurso a um conjunto de técnicas de recolha de informação de tratamento qualitativo e quantitativo com o propósito de conhecer aspectos relacionados com a cultura e sub-culturas, desejada e actual, de uma organização, bem como das diferentes dimensões de contexto, que permitem compreender a adequação dessa cultura à estratégia e posicionamento da organização no seu mercado.

Diagnóstico de Performance

Trata-se de um modelo de diagnóstico organizacional que parte da definição de uma visão relativamente à performance desejada dos recursos humanos. Analogamente, conduz-se uma análise de forma a caracterizar a performance actual dos mesmos. Da comparação entre estas duas situações, torna-se possível identificar as diferenças em termos de desempenho existentes entre os dois estados (performance gaps).

Este diagnóstico pode servir de ponto de partida para uma Análise de Causas que permita extrair as causas explicativas de um determinado sintoma de performance com o intuito de delinear posteriormente um plano de acção que preveja um conjunto de medidas especificamente endereçadas a cada uma das causas mais profundas do gap de performance.

Diagnóstico de Clima e Satisfação

O Diagnóstico de Clima e Satisfação tem como objectivo a monitorização dos níveis de satisfação de colaboradores, na medida em que o clima organizacional surge como uma variável fundamental da performance das organizações.

Neste sentido, é indispensável à gestão do negócio e à concretização da estratégia, a criação de um Indicador de Gestão que considere o grau de alinhamento dos Recursos Humanos com a Organização.


Topo

Bridging the Performance Gap